5 Sinais de que você precisa fazer Terapia

Atualizado: 17 de mai. de 2021



Em um mundo acelerado, com diversas mudanças, muitas pessoas se sentem frustradas, ansiosas, triste e estressadas. Às vezes, nem consegue parar para prestar atenção em você mesmo e perceber que você precisa de alguém. Mas existem alguns sinais que podem te ajudar a perceber isso.



1. Você tem emoções intensas

Todo ser humano se sente triste ou fica nervoso diante de determinadas situações nas diferentes fases da vida. Mas, e a intensidade que você sente isso? E a frequência?


Quando os sentimentos paralisam e causam danos a sua vida, provavelmente é a hora de procurar alguém.


2. Você se sente desconectado daquilo que gostava de fazer

Se você não sente mais vontade de estar com a família ou de participar de momentos com amigos pode ser um sinal vermelho. Não significa necessariamente um quadro de depressão, mas conversar com um psicólogo pode ajudar muito a entender o que se passa em sua mente.


Pessoas que dormem demais e não querem sair da cama quando acordam também podem estar depressivas. A terapia é fundamental para descobrir a razão do problema, bem como tratar.


3. Você não está rendendo no trabalho

Quando enfrentamos problemas emocionais e psicológico, de uma forma ou de outra, acabam interferindo na vida profissional. O contrário também pode acontecer. Quando não estamos bem, perdemos a atenção mais facilmente e temos dificuldade para nos concentrar nas nossas atividades.


Um sinal para isso é também quando você começar a receber críticas dos seus chefes ou colegas. Nesse caso, é hora de buscar um profissional.


4. Seus relacionamentos estão desgastados

Se relacionar significa estabelecer uma conexão, e quando você tem dificuldades para explicar como realmente está se sentindo, você se sente infeliz durante as interações com aqueles que ama, manter a terapia em dia é uma ótima decisão para melhorar as relações.


5. Você fica doente sem motivo aparente

A saúde mental, emocional e física estão totalmente interligadas. Se você sofre de sintomas físicos sem causa aparente, a terapia é um bom caminho para explorar.


O estresse emocional pode causar vários sintomas, como má digestão ou dor de cabeça. Para sintomas sem motivos aparentes, depois de procurar um médico e tentar investigar as causas, não deixe de obter o auxílio de um psicólogo(a).



A consulta com o psicólogo é recomendada não só para quem está com um problema emocional aparente, mas também para todas as pessoas que desejam se conhecer melhor e preservar a saúde da mente, isto é, o bem-estar emocional.



Importante

Esses sinais não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial converse com um psicólogo ou um médico psiquiatra.


Esse conteúdo foi revisado pela psicóloga Psicóloga Dayse Forte | CRP-11/10319, disponível para atendimentos na plataforma.

Temas: #Terapia #SaúdeMental #Psicologia #Ansiedade #Estresse #Depressão #AjudaProfissional #Relacionamentos #Rendimento #Emoções

127 visualizações0 comentário