Pulando de reunião em reunião, onde fica minha refeição?


Você está tendo um dia corrido com várias reuniões e trabalhos para fazer e pensa: “Não tenho tempo para comer agora e nem estou com tanta fome assim. Quando eu acabar, como algo”. Atire a primeira pedra quem nunca... Acontece que, de desculpa em desculpa, o expediente termina e você ainda não comeu direito. Não se deixe enganar, pois:


Pular refeição emagrece!

Pular refeição não emagrece, na verdade, quando você não come, você está privando seu organismo de alimentos e nutrientes que ele necessita para um bom funcionamento. Por isso, o corpo passa a estocar gordura e assim, quando seu corpo começar a mandar mensagens de fome para seu cérebro, você vai acabar comendo mais do que o necessário e pode até engordar.

Além disso, não se alimentar em algum período do dia não vai ajudar em nada na dieta, pular refeições pode ser um erro fatal para a sua saúde.


Você vai se sentir cansado e lento

Isso porque o jejum prolongado aumenta a produção de insulina no organismo, provocando hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue. O resultado se traduz em fraqueza, tontura e mal-estar.

Segundo Frances Largeman-Roth, especialista em nutrição e bem-estar e autora de Eating in Colour: “Quando não nos abastecemos, nossos cérebros sinalizam para o corpo que é hora de desligar a máquina”.


Você vai exagerar na próxima

Como falado, a fome aumenta muito quando são feitas poucas refeições e em um intervalo muito longo, principalmente se você não estiver acostumado. Assim, na próxima refeição é feito combinações de alimentos mais gordurosas e elaboradas em maior quantidade do que precisamos, o que pode levar ao perigoso efeito sanfona.

Quando a próxima refeição é feita sem estar com fome, é possível controlar melhor o que será posto no prato bem como a quantidade e qualidade dos alimentos.

Melhor mesmo é fazer todas as refeições em intervalos razoáveis, apostando na variedade e na qualidade dos alimentos.


Como fazer para manter uma boa alimentação?

Você ainda tem o dia lotado e não sabe como ter uma alimentação mais saudável, então, algumas dicas são:


Adquira o hábito de planejar suas refeições

Definir os horários específicos das suas refeições, bem como definir como vai ser sua alimentação, você pode fazer isso com a ajuda de um profissional da área. É importante que você não só conheça sua rotina, mas também saiba quais são os nutrientes e alimentos necessários no seu dia a dia. O nutricionista pode ser o que você está procurando.


Mantenha lanches saudáveis prontos

Outra dica é manter lanches saudáveis já preparados e, assim, você não vai precisar pular as refeições. Algumas boas ideias para lanches são: Banana com aveia, Iogurte com frutas, Sanduíches, Torradas, Salada de frutas dentre muitas outras possibilidades.


Agora é com você!

Reservar tempo para sentar e desfrutar de uma refeição deve ser sua prioridade, tenha uma agenda cheia ou não. Afastar-se do espaço de trabalho para comer pode fazer maravilhas. Isso alivia o estresse e o deixa mais concentrado para as tarefas futuras.


Para te ajudar a criar a sua rotina e a priorizar suas refeições, que tal montar o seu próprio plano alimentar? Para isso, basta acessar nosso time de Nutricionistas e agendar uma conversa.