Como anda a sua Saúde mental? Conheça o Teste Dass-21

Atualizado: 16 de mai. de 2021


Existe um teste elaborado pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, que se chama teste DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale). Ele é um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo este presente no site da Altus uma adaptação do mesmo.


São 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos, sentimentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência (0-3), sendo 0 (não se aplicou de maneira alguma) a 3 (aplicou-se muito ou na maioria do tempo), com a intenção de enfatizar os estados emocionais.



O teste DASS-21


A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Com essa informação em mãos, a pessoa pode procurar ajuda e começar a fazer mudanças para mudar sua vida, por exemplo.


O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas certamente devem alertar o psicólogo para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada na consulta. Da mesma forma, as baixas pontuações não devem ser ignoradas.


Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o teste não pode ser considerado uma ferramenta de diagnóstico. Assim, é válido ressaltar que o Dass não inclui todos os sintomas típicos, como alterações no sono e no apetite.


Importante


O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.


Temas: #TesteDass21 #SaúdeMental #Psicologia #Ansiedade #Estresse #Depressão #AjudaProfissional

400 visualizações1 comentário